Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Feira Andorinhas: Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo

Promete movimentar a região metropolitana de BH, no dia 13 de abril

Publicado em: 31 de março de 2024 às 20:05

Feira Andorinhas: Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo
No dia 13 de abril, entre 9h e 18h, o Parque Fernão Dias (ruaRio Comprido, 4.655, Cinco), em Contagem, na região metropolitana de BH, se transformaráem um palco de criatividade e de expressão cultural com a presença da primeira edição da Feira Andorinhas. O evento, idealizado pela produtora cultural e poetisa Andreia Carvalho, tem o intuito de reunir e expor obras de artistas independentes de todo o país, celebrar a diversidade e ser um espaço para a divulgação e a comercialização de criações artísticas únicas, singulares e que, normalmente, não circulam pelas feiras do gênero. A entrada é gratuita.

O evento inédito vai reunir 67 artistas independentes de todo o país, sendo que 34,9% são de Contagem. Entre os selecionados, estão autoras, escritores e artistas visuais, todos com trabalhos autorais e independentes. A Feira Andorinhas, a propósito, conta com recursos do Edital Movimenta Cultura, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem.


“Recebemos 86 inscrições, mas infelizmente não conseguimos acolher todas. Nosso projeto é realizado com recurso limitado, conquistado por meio de edital, e o evento é gratuito tanto para o público quanto para os expositores e expositoras”, explica a idealizadora. “Queríamos mesmo ter todas e todos na feira. Mas buscamos, durante a árdua seleção, considerar alguns critérios que estavam pré-estabelecidos no projeto, como artistas residentes na cidade sede da ação, pessoas negras, pessoas com deficiência, idosos e idosas, mulheres e LGBTQIAP+. Dessa forma, teremos uma diversidade de artistas, autoras e autores, mas também de obras, visto que tentamos garantir tipos e estilos diferentes de trabalhos artísticos”, completou ela.

A diversidade regional, inclusive, vai ser um dos pontos fortes da Feira Andorinhas, que teve 9,3% de inscrições na região metropolitana de BH e 5,8% em cidades localizadas no interior de Minas Gerais. O evento recebeu ainda inscrições de proponentes do Espírito Santo e de São Paulo. Ou seja, o público contará com uma ampla gama de expressões artísticas, que vão desde a literatura, passa pelas artes visuais, e deságua em shows e performances. Na área da escrita, a feira terá, por exemplo, autores e autoras dedicados aos livros infantis, aos romances e às poesias.




SERVIÇO


Feira Andorinhas

Quando:13/04, das 9h às 18h

Onde?Parque Fernão Dias (ruaRio Comprido, 4.655, Cinco), em Contagem

Valor?Gratuito

Mais informações:https://encurtador.com.br/cBOSW


PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Além das expositoras e dos expositores selecionados por meio do chamamento público, aFeira Andorinhasvai oferecer uma ampla programação para os visitantes. O evento contará com acessibilidade em libras, ampliando assim o acesso à cultura. Entre as atrações, estão a contação de histórias do grupo contagense “1,2,3 Contagem de Histórias”, a exposição de pinturas do multiartista baianeiro Ayam Ubrais Barco, que já teve as obras destacadas no programa “Encontro”, da Globo, e a apresentação musical do cantautor contagense Chedinho, além de intervenções artísticas da atriz e poetisa Daniela Graciere,sarau em libras do Coletivo Todos Estão Surdos e performance da artista visual e circense Ligia Moraes.

Com a classificação livre, aFeira Andorinhasvai promover uma campanha de doação de livros e revistas em quadrinhos. Quem puder doar, basta levar a obra no dia do evento. As doações, posteriormente, serão destinadas para uma instituição de Contagem que esteja focada na democratização e no fomento à leitura. O evento contará também com a presença dos produtores da Economia Solidária, que vão comercializar alimentos e bebidas durante todo o dia, fomentando assim um intercâmbio cultural e gastronômico. “Quando idealizei a Feira Andorinhas, busquei algo que pudesse fomentar a economia criativa local e valorizar o potencial de artistas, fazedores de cultura e produtores da cidade”, justifica Andreia Carvalho.

Com uma proposta inovadora e inclusiva, acoplada a uma variedade de talentos e linguagens, Andreia Carvalho acredita que esta primeira edição seja apenas o início de uma grande jornada. “A feira será uma oportunidade de estabelecermos conexões e parcerias, de nos inspirarmos e também de apresentarmos nossos trabalhos artísticos para um público diverso. Espero que possamos reunir pessoas de vários lugares de Contagem, da região metropolitana e de BH. E que essas pessoas se sintam interessadas nas obras, em conhecer os artistas e em participar e interagir. Enfim, que seja um momento de encontro, de troca e de celebração da arte e da literatura. Afinal, o Parque Fernão Dias, lugar escolhido para receber a Feira Andorinhas, é um espaço cercado de natureza, no coração da cidade e que permite lazer, descanso, conexões e bons encontros”, finaliza.


Publicidade