Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Sessentão com cara de 40 é da região

O rio-pretense de alma, Nil Marino, é modelo em Florianópolis, passa fim de ano por aqui

Publicado em: 26 de dezembro de 2023 às 18:09

Sessentão com cara de 40 é da região

Se você é do tempo que bastava ver uma pessoa de cabelos brancos, já logo acreditava estar diante de um idoso, saiba que hoje isso já não se aplica mais. No entanto, independentemente da cor dos cabelos, o fato é que os idosos estão em alta no mundo todo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões de pessoas até 2050; isso representará um quinto da população mundial. Já o último censo realizado no Brasil aponta para o fato de que os idosos acima de 60 anos já representam 15,8% da população. Ou seja, estamos a caminho de cruzar com um idoso a cada passo dado.

Porém, se você quer ser um idoso daqueles que a gente conheceu como nossos avós, velhinhos e fazendo tricô ou jogando nas praças, a decisão é só sua. Quem olha para o modelo Nilvan Marino, que também é educador físico, e mora em Florianópolis, já faz alguns anos, nem imagina que ele tenha 60 anos.

De Rio Preto para o mundo


Nascido em General Salgado, mas criado em Rio Preto, Nil - como gosta de ser chamado - se considera rio-pretense de coração, e conta que está de visita à cidade para passar o Natal com seus familiares, onde fica até o dia 29, próximo. “Amo Rio Preto, venho sempre me reabastecer de afeto”, afirma. Ele é o exemplo vivo de que a nova geração de idosos, além de estar crescendo, não lembra nem de longe nossos antepassados. A idade chega, mas os corpos dos idosos hoje, não perdem em nada para os jovens. Esta nova turma, é uma galera forte, musculosa e super jovial, que pode, facilmente, ser confundida com alguém de 40 anos.


O segredo, segundo Nil, é levar uma vida disciplinada: dormir cedo, atividade física diária, nada de excessos e o principal: paz no coração. “Faço academia, me alimento bem, e vivo de forma bem simples”, diz. Ou seja, o segredo da juventude é algo que está ao alcance de qualquer pessoa. Claro, que não há como negar, que o modelo, também foi agraciado pelos genes dos pais, que esbanjam saúde e vitalidade, com mais de 80 anos. O que, também pode se comprovar ao olhar para a irmã dele, a fisioterapeuta Neuseli Lamari Marino, da Clínica Lamari, de Rio Preto, para entender que: quando se tem uma genética boa, basta uma forcinha e tudo fica perfeito.


Nil se tornou um fenômeno no Instagram após viralizar mostrando ter obtido seu cartão de idoso, em agosto, quando completou a nova idade, para estacionar em vagas preferenciais. “Foi engraçado ver a repercussão, não esperava tanto”, relata. Graças a isto, acabou por parar no Domingo Espetacular da TV Record, no último mês de setembro, e se tornou ainda mais conhecido, e hoje influencia milhares de seguidores com sua vida saudável. Com 76 quilos, e 1,83 metros, ele afirma que quer seguir assim até os 97 anos. E se depender dele, que pratica a calistenia (atividade caracterizada pelo uso do peso do próprio corpo em movimentos específicos), desde a época da faculdade, vai chegar lá, tranquilamente. Portanto, não pense que idade é impedimento para você se tornar um exemplo de saúde, pelo contrário. Disciplina é a única recomendação que Nil faz para quem deseja chegar aos 60, não apenas em forma, mas com o conteúdo perfeito.

Publicidade