Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Depois de Votuporanga, projeto de fotógrafo está em Rio Preto

Exposição "Transeuntes - Vida em Movimento", assinado pelo fotógrafo Guilherme Baffi

Publicado em: 28 de junho de 2022 às 18:41

Depois de Votuporanga, projeto de fotógrafo está em Rio Preto

Após passar por Rio Preto, Bálsamo, Mirassol e Votuporanga, o projeto cultural "Transeuntes - Vida em Movimento", assinado pelo fotógrafo Guilherme Baffi, do Diário da Região, retorna a Rio Preto para fechar o ciclo de exposições. Até dia 10 de julho, as imagens que compõem o projeto ficarão dispostas no Terminal Urbano.

O projeto é um convite à reflexão sobre o convívio em sociedade nesta volta do transitar. Por trás das lentes de sua câmera, o fotógrafo Guilherme Baffi traz a proposta de um olhar sensível sobre as transformações causadas pela pandemia do coronavírus no movimento na cidade.

Ele conta que cruzar com dezenas de pessoas no Terminal Urbano diariamente se tornou algo a mais do que um fato corriqueiro, já que a aglomeração fazia a pandemia crescer e avançar.

"Pessoas ficaram isoladas, algumas em família e outras sozinhas; outras tiveram que transitar mesmo diante de tantos riscos para garantir seu sustento; e outras ainda tiveram seus transitares interrompidos por uma doença até então praticamente desconhecida. Ou seja, a pandemia reconfigurou a dinâmica do transitar no espaço urbano", cita.

A vida vai retomando gradualmente à normalidade, mas a máscara, apesar de liberada, se faz presente, revelando que levará certo tempo para se restabelecer a realidade de antes. É possível captá-la pelo olhar ou pela expressão escondidas atrás desses tecidos?

O fotógrafo revela que sim. "As pessoas seguem transitando, cruzando a cidade para trabalhar, estudar, passear, enfim, viver. Mas cada um traz consigo uma lição aprendida nesse momento tão difícil da humanidade".



(Diário da Região - colaborou Júlia de Britto)


Publicidade