Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Figurino e Maquiagem para Palhaços e Palhaças

Programação que culminará no espetáculo ‘Dona Miúda para Menores"

Publicado em: 05 de maio de 2022 às 18:15

Figurino e Maquiagem para Palhaços e Palhaças
A Companhia O que Será de Nós?!, de São José do Rio Preto, realiza neste sábado (7), 19 horas, o bate-papo online “Figurino e Maquiagem para Palhaços e Palhaças”, com o ator e palhaço Bruno Cavalcanti, no YouTube, gratuito e aberto ao público. A atividade, com tradução em Libras, é a primeira ação do projeto “Dona Miúda para Menores”, que irá resultar na criação e produção do espetáculo de rua circense de mesmo nome, atuado pela atriz e palhaça Fernanda Missiaggia, que se baseia na palhaçaria feminina e cuja proposta é fomentar a conscientização das crianças em relação à equidade de gênero.

Com estreia prevista para novembro de 2022, a montagem contará com direção da professora e pesquisadora Adriane Gomes (Universidade Estadual de Londrina – UEL) e orientação artística da atriz, palhaça, pesquisadora e diretora Naomi Silman (Lume Teatro, de Campinas) e da artista, pesquisadora e educadora Marilia Ennes (Cia ParaladosanjoS, de Campinas). O trabalho é um desdobramento da peça “Dona Miúda para Maiores”, de 2019, solo em que a palhaça aborda assuntos que perpassam o ser mulher ainda tratados como tabu, como menstruação, aborto e masturbação. “Dona Miúda para Menores”, por sua vez, intenciona refletir acerca de temas do feminino a fim de questionar, apresentar e subverter pressupostos que as crianças ainda se deparam, mostrando que as meninas podem fazer, conhecer e ser o que quiserem.

“As crianças são muito afetadas pela dinâmica da nossa sociedade patriarcal: coisa de menino versus coisa de menina; esta roupa é de menino; menina não brinca com isto; esta cor é de menina; este trabalho é coisa de homem... O que a criança vivencia desde a primeira infância reflete na sua vida adulta, nas suas escolhas e na forma dela se relacionar com o outro”, observa Missiaggia. Durante a construção do espetáculo, ela irá conversar com mulheres de diferentes idades, com a participação de crianças de faixas etárias diversas, para identificar pontos relevantes a serem abordados no espetáculo, como desafios, potências e bloqueios. A dramaturgia será criada junto com a encenação, que trará o jogo e as ações físicas como elementos norteadores.

Bate-papo

Responsável pelo figurino e maquiagem da palhaça Dona Miúda, Cavalcanti, que é fundador da companhia ao lado de Missiaggia, no bate-papo trará um breve contexto histórico sobre as maquiagens e os figurinos de palhaços e palhaças, abordando também a relação com as cores e com os espaços de apresentação e trazendo dicas de como valorizar as características físicas de artistas por meio desses componentes para a criação de personagens.

O projeto contará com mais duas ações formativas: o bate-papo online “Palhaçaria feminina”, com a diretora e as orientadoras, agendado para 2 de junho, e a publicação de um artigo sobre a pesquisa desenvolvida.

Com previsão de estreia em novembro, serão realizadas duas sessões do espetáculo em São José do Rio Preto, uma em Bauru e uma em Presidente Prudente, todas em espaços públicos descentralizados.

O projeto é realizado por meio do ProAC Editais 10/2021, modalidade Circo / Produção / Grupos / Artistas individuais / Duplas (presencial e/ou online), do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Sobre a O que Será de Nós?!

Fundada em 2014, em São José do Rio Preto, pelos atores Fernanda Missiaggia e Bruno Cavalcanti, a Companhia O que Será de Nós?! nasceu a partir da necessidade de ambos de aprofundar a pesquisa e a experimentação sobre a linguagem do cômico. Formados em Artes Cênicas na Universidade Estadual de Londrina (UEL), iniciaram a pesquisa principalmente através do palhaço ainda na graduação. A primeira montagem, “Adondedormem”, de 2016, tem direção do Ricardo Puccetti (Lume Teatro, de Campinas) e sua estreia aconteceu após um processo de pesquisa de cerca de um ano. O espetáculo circulou por cidades dos estados de São Paulo, Espírito Santo, Paraná e Ceará.

Em 2019, por meio do Prêmio Nelson Seixas, lei de incentivo local, a trupe montou o solo “Dona Miúda para Maiores”, dirigido por Adriane Gomes, o primeiro da palhaça, para adultos, cuja pesquisa se desdobra na atual e envolve a palhaçaria feminina e formas de colocar na cena, por meio do riso, questionamentos sobre equidade de gênero.

SERVIÇO:

Projeto “Dona Miúda para Menores”, da Cia O Que Será de Nós?!

Live: “Figurino e Maquiagem para Palhaços e Palhaças”, com Bruno Cavalcanti

Dia 7 de maio, sábado, 19h

Onde assistir: YouTube da Cia Apocalíptica (www.youtube.com/ciaapocaliptica)

Grátis

Com interpretação em Libras

Sinopse da atividade:

A live traçará um breve contexto histórico sobre as maquiagens e os figurinos de palhaços e palhaças, a relação com as cores e com os espaços de apresentação. Além disso, apresentará dicas de como valorizar as características físicas das palhaças e dos palhaços por meio de um figurino e uma maquiagem pensados para cada artista.

Sobre o ministrante:

Bruno Cavalcanti é ator, bacharel em Interpretação Teatral (Universidade Estadual de Londrina – UEL), trabalhou como ator pesquisador na Cia. Hecatombe, no Núcleo Arcênico, Cia Com-Tato, onde também foi técnico e iluminador, e outras. Tem trabalhos como cenotécnico e iluminador em festivais como o Filo, FIT Rio Preto e Mostra de Teatro e Circo de Londrina. Pesquisa a linguagem do palhaço, iniciada durante a graduação. É artista plástico e ilustrador. Assina a maquiagem e o figurino do espetáculo “Adondedormem” e “Dona Miúda para Maiores”, da Cia O Que Será de Nós?!, na qual é um dos fundadores e palhaço.

Publicidade