Nesta segunda-feira (5/9), novos membros do Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas (COMAD) de Votuporanga foram empossados. O ato aconteceu na sala de reuniões dos Conselhos da Secretaria de Assistência Social e envolveu 21 integrantes da sociedade civil e governo, titulares e suplentes. O novo presidente que conduzirá os trabalhos será eleito no próximo dia 22, às 8h, na sala de reuniões da Secretaria.
Os membros empossados têm mandato de dois anos e terão desafios pela frente como a organização da 2ª. Conferência Municipal, evento deliberativo que consiste em reunir todos os segmentos da sociedade envolvidos com álcool e outras drogas. O objetivo é buscar propostas que visem aprimorar a rede de atenção às pessoas dependentes e, principalmente, a prevenção ao uso indevido.
O COMAD consiste em um órgão colegiado, paritário e deliberativo que possui a primazia legal em zelar pela implementação da política sobre álcool e outras drogas no município. É composto por 21 membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo os representantes da sociedade civil eleitos em fórum próprio.
Compõem o órgão: entidades de atendimento a usuários e suas famílias; secretarias municipais; Poder Judiciário; Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – 66ª Subsecção; PM-Proerd; Diretoria de Ensino da Região de Votuporanga; Ambulatório Médico de Especialidades (AME); Instituições Religiosas; Educação Estadual – DE; Conselho Tutelar e outros órgãos colegiados voltados à saúde, área da criança e adolescência e assistência social.