Em comemoração ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, lembrado no dia 27 de setembro, foi realizada uma mobilização na rua Amazonas, voltada para a conscientização da população sobre como funciona o processo de doação de órgãos.
A Santa Casa de Votuporanga, possui uma Comissão Intra Hospitalar de Transplante, CIHT, que neste ano até o momento, realizou 48 captações de córneas. Desde que o Hospital começou a desenvolver esse serviço, em fevereiro de 2012, foram realizadas 193 captação de córneas e 1 captação de múltiplos órgãos, sendo rins e fígados.
Ainda existe muita falta de conhecimento por parte da população sobre o processo de doação de órgãos, por isso a necessidade de divulgação do tema. A legislação brasileira estabelece que todos são doadores de órgãos desde que, após a morte, um familiar, que pode ser de até segundo grau, autorize por escrito. Portanto, não basta a pessoa ter o desejo de doar, a família também precisa ter conhecimento, para que o processo possa ser feito.
Antonio Reis, tem 54 anos, e há quase dois anos fez transplante de rim. “Doar um órgão é dar uma chance de sobrevivência para outra pessoa, não tenho palavras para agradecer por essa atitude. Hoje tenho mais liberdade, posso viajar, não fico preso a uma máquina e isso só é possível, porque alguém se importou em salvar uma outra vida”.
“A doação de órgãos é um ato de caridade e amor ao próximo. A conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos é vital para melhorar a realidade dos transplantes no País”, comenta Kelly Roberta Trindade Almeida, enfermeira da Comissão Intra Hospitalar de Transplante.
O provedor Luiz Fernando Góes Liévana, comenta. “A Santa Casa, está trabalhando ativamente a conscientização para que todas as pessoas conheçam como funciona esse processo de doação e compreendam o quanto é importante essa atitude para salvar vidas”.
A Santa Casa está vinculada ao Hospital de Base de São José do Rio Preto, por meio da equipe da Organização de Procura de Órgãos do Hospital de Base, OPO – SJPR, que promove a ligação com a Rede Nacional de Transplantes.